A Fundação Flora de Apoio à Botânica foi criada em 1989, com o nome de Fundação Botânica Margaret Mee – FBMM, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de Margaret Mee, artista britânica que dedicou sua vida à documentação e à defesa da biodiversidade da flora brasileira e à conservação de seus ecossistemas sendo considerada uma das mulheres mais notáveis do século 20. Em 14 de janeiro de 1994 o Ministério da Justiça declarou a então Fundação Margaret Mee de Utilidade Pública Federal.

Considerando concluída sua missão de criar e desenvolver essa importante instituição, seus fundadores, após anos de dedicação resolveram transferir a responsabilidade pelo futuro da Fundação. Depois de breve período de negociações, um grupo de dirigentes, funcionários e amigos do Jardim Botânico decidiu assumir essa atribuição, como decorrência da estreita relação que já existia entre as duas instituições e pelo alinhamento de suas missões.

Em todo esse tempo de existência, a Fundação angariou sólida reputação de respeitabilidade e eficiência em seus empreendimentos, fruto da dedicação e experiência de seus dirigentes, conselheiros e funcionários.

Hoje a Fundação opera com o nome de FUNDAÇÃO FLORA DE APOIO À BOTÂNICA, sediada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro dando continuidade à dinâmica de priorização e realização de seus objetivos científicos, artísticos e culturais, contando, nesta nova fase, com parcerias desenvolvidas com grandes e conceituadas empresas, além de todos seus colaboradores.

Conselho Deliberativo

Presidente
Sandoval Carneiro Junior

Haroldo Cavalcante de Lima
João Elisiário Lima Rezende
Roberto Paulo Cezar de Andrade
Vagner Laerte Ardeo

Conselho Diretor

Presidente
Lindolpho de Carvalho Dias

Cássia Maria Ruth Mattos Pessanha
Luis Felipe Leal Esteves
Maurício de Souza Rodrigues Ferrão
Ricardo Pereira

Conselho Consultivo

Bias Marçal de Faria
Carlos Afonso Nobre
Cezar Augusto Mansoldo
Cláudio Benedito Valladares Pádua
Dulce Terezinha do Nascimento
Eric Carl Font
Geoffrey Ainsworth Langlands
Josafá Carlos de Siqueira
Fábio Rubio Scarano
Marcos Buckridge
Marcos Farina de Souza
Paulo Sérgio de Almeida Galvão
Pedro Wilson Leitão Filho
Robert Cardoso Sartório

Conselho Fiscal

Carlos Eduardo Simões Vieira
Jorge Cezar Couto de Oliveira
Jorge Luiz Rosa

Gerente Executiva

Sueli Encarnação

Assistentes

Juventino Lourenço
Rhanna Lopes Silva